Quadroon (1/4 negro)

Guillaume Guillon-Lethière era filho de um francês e uma mulâtresse (mulata) de Guadalupe.

Nas sociedades escravistas das Américas, uma pessoa mestiça (quadroon) ou quarteron era uma pessoa com ascendência 1/4 africana e 3/4 europeia (ou na Austrália, 1/4 aborígene).

Classificações semelhantes foram octoroon para 1/8 preto (raiz latina octo-, significa "oito") e hexadecaroon para 1/16 preto.

Às vezes, os governos da época incorporavam os termos legais, definindo direitos e restrições. O uso dessa terminologia é uma característica do hipodescente, que é a prática dentro de uma sociedade de designar filhos de uniões mistas para o grupo étnico que o grupo dominante percebe como subordinado.[1] As designações raciais se referem especificamente ao número de ancestrais africanos de sangue total ou equivalente, enfatizando o mínimo quantitativo, com quadroon significando que uma pessoa tem ascendência negra de 1/4.

  1. Kottak, Conrad Phillip. "Chapter 11: Ethnicity and Race," Mirror for Humanity a Concise Introduction to Cultural Anthropology. New York, NY: McGraw-Hill, 2009. 238. Print.

From Wikipedia, the free encyclopedia · View on Wikipedia

Developed by Tubidy